6 de abr. de 2008

Parêntese



"Faço um parêntese aqui para falar um tiquinho de Futebol, um esporte capaz de evocar Paixões coletivas de grande porte; de fortalecer e até mesmo construir sentimentos marcados de pertencimento a um grupo e de conflito com os outros. É uma modalidade de esporte de suma importância por tudo o que ele representa e interfere na cultura, na política e na economia nacional e mundial.
O Futebol é algo mágico, nasce independentemente de condição social, raça, nacionalidade, cor e sexo. Ultrapassa limites; Supera o cansaço e a dor. É um esporte de amplitude e emoções desatadas repleto de intimidade e cumplicidade; provoca arrepios de prazer mas pode em minutos sofrer uma metamorfose e instigar sentimentos de fúria e exacerbação.
A Paixão pelo futebol pode levar muitos a transpor os limites da razão, porém há aqueles que desfrutam de forma racional das alegrias que o esporte pode proporcionar, saboreando dele apenas o prazer e o gozo. Alguns, impelidos pelos sentimentos de paixão, orgulho, consideração e respeito pelo seu Clube, em dias de competição se vestem de terno e gravata para ir ao estádio assistir, ao que esperam ser sempre, um espetáculo. Fazem como um cavaleiro colocando a armadura e preparando-se para a batalha. Porque sempre é um pouco batalha, sim; não ressoam no campo gritos de guerra nem os uivos dos feridos, mas gritos eufóricos, choros desesperados de tristezas ou alegrias, vitórias ou derrotas.
O entusiasmo que se desencadeia cada vez que a bola sacode a rede pode parecer mistério ou loucura e a multidão delira e o estádio se esquece que é de cimento, se solta da terra e vai para o espaço. O gol, mesmo que seja um golzinho, é sempre GOLLLLLLLLLLLLLLL na garganta dos locutores de rádio e no peito do torcedor pode ser uma dor que aperta o coração, cala a voz e seca a garganta ou uma explosão de prazer, excitação, .... um orgasmo".

Roses