4 de abr. de 2008

A Minha Defesa

Um dia, papeando com um amigo falávamos do jeito de estar na vida e ao me colocar fui surpreendida com a seguinte afirmação:

- “Você é muito só. Com certeza tudo é ilusão”.

Na hora preferi não comentar ou entrar em debate sobre a questão, pois gosto de refletir sobre o que as pessoas pensam a meu respeito, antes de respondê-las, (acho interessante tentar entender o que faço ou fiz, para compor o pré-conceito de alguém sobre mim), e decidi que faria isso em outra oportunidade.
Depois de pensar, analisar, remoer, etc e tal e, considerando tratar-se de um Bacharel em Direito, foi esta a minha resposta enviada por e-mail.

.........

“Sobre a nossa conversa de outro dia, apresento aqui a minha Defesa e para embasá-la fui, primeiramente, no Dicionário Aurélio para saber exatamente o significado das duas palavras chaves da sua afirmativa:

Só (sozinho, solitário, solidão) e Ilusão , os quais transcrevo para cá.
SÓ - (sozinho) - Completamente só; isolado; abandonado; desamparado; largado; único; isolado; desacompanhado; solitário; estado do que se encontra ou vive só; isolamento; que não tem nenhuma ajuda ou assistência; sem ação exterior voluntária; sem intervenção de ninguém
SÓ - (solitário) - Desacompanhado; isolado; que decorre em solidão; que gosta de estar só; que se sente impelido à solidão; que não convive com os seus semelhantes; abandonado de todos; que vive na solidão ( estado em quese encontra ou vive só; isolamento); Jóia em que se engastou uma só pedra preciosa, especialmente o diamante; pequeno vaso alto e estreito para se porem flores sobre a mesa;
ILUSÃO - Engano dos sentidos ou da mente; que faz que se tome uma coisa por outra; que se interprete erroneamente um fato ou uma sensação. Falsa aparência. Sonho. Devaneio. Quimera. Coisa efêmera. Passageira. Logro. Burla. Engano.


Bom, diante desses argumentos posso afirmar que você está enganado quando diz que sou só.

Dos conceitos do "Aurélio", enquadro-me apenas na categoria de alguém "que gosta de estar só"; fora isso afirmo que o sentido de Ser só, não se aplica a mim.
Acho ainda que é muito variável e portanto, questionável, de pessoa para pessoa, o sentido de estar só ou sentir-se só.
Para alguns, estar só é não ter por perto outra(s) pessoa(s); já para outros, o fato de estar rodeado de pessoas não o faz sentir-se menos só;

Para mim, ser só é estar vazio por dentro. Poeticamente falando, é ser uma terra estéril incapaz de germinar sentimentos de carinho, afeto, amizade, respeito, amor. É não conseguir alcançar o coração das pessoas; .
Ser só é não saber olhar para si mesmo; é não ter horizontes para buscar; é não ser útil; Ser só é não conseguir doar-se por doar, apenas. É não conseguir fazer parte da vida de alguém; é não provocar saudades, é não fazer falta;

Assim como estar em meio a multidão ou o tempo todo em atividade, correndo de lá para cá, não é antônimo de solidão, o fato de eu não estar sempre com pessoas ao redor ou não estar sempre cheia de coisas para fazer, a ponto de poder me dedicar mais ao lazer, não são subsídios suficientes para ser pré-conceituada como uma pessoa só.
Estar sozinho ou solitário pode ser uma opção, como o próprio Aurélio afirma e é nela que me vejo e sinto.

Só para constar nos autos, (um parêntese na minha defesa), quero lembrar aos desavisados que a solidão nunca se deixa sufocar. Ela sempre sai para respirar, mesmo que seja nos intervalos dos afazeres e é nesse momento que ataca, tornando-se cruel.

No tocante a "ser tudo apenas uma ilusão”, admito que o engano possa ser meu. Mas não posso assumi-lo precocemente. Preciso antes obter provas concretas e irrefutáveis
A certeza que tenho é a vontade da busca, à qual faço consciente e muito lúcida. Sempre sei exatamente o que busco, por quem busco e porque o faço. Sou assim mesma...
Prefiro me arrepender do que fiz a arrepender do que deixei de fazer, para depois não ter que ficar imaginando como tudo seria se tivesse feito.
Não gosto de ter dúvidas e indagações sem respostas na minha vida, por isso arrisco realizar os meus sonhos e desejos para que não tenha que questionar o futuro ou culpar a vida, depois.

Só desejar não realiza. É preciso correr atrás, alcançar, conquistar. E é isso que faço com a maior clareza, inteligência e de posse total da minha razão.
Pelo menos eu tento! Se assim não fosse, estaria enganando a mim mesma.

É assim que me coloco na vida. Matando um leão a cada dia. Conquistando, perdendo, aprendendo, buscando, sentindo, sorrindo, chorando, amando e odiando...
Vivo intensamente para que os meus dias não sejam efêmeros e passageiros.

Esta é a minha defesa.
Vossa Excelência que me dê agora o veredicto final.”




...... nunca recebi a resposta!