5 de mai. de 2008

Ponto de Vista

-
Acho estranho quando ouço alguém dizer que “virou uma página” na sua vida, com o sentido de que o que viveu, deixou ou deixará de existir.
-
- Como isso é possível??
-
A vida de cada um é feita de histórias que vão sendo registradas na memória e não em um pedaço de papel que quando desejamos simplesmente, arrancamos, amassamos e jogamos fora ou ignoramos como se nunca a tivéssemos vivido.
Por mais que alguém diga que “virou a página”, não acredito, porque o que quer que seja que tenha acontecido continua lá, registrado na mente.
Quer sejam boas ou más as experiências vividas, o que aconteceu não se esquece jamais. No máximo perde importância e com o tempo deixa de incomodar e vão ficando para trás.
-
Eu não viro páginas na minha vida, eu repagino as minhas memórias. Reordeno tudo o que vivi, quer seja de bom ou de ruim e vou colocando em ordem de prioridade, de acordo com o grau de importância e satisfação na minha vida.
-
Se você parar para pensar, vai concordar comigo.
Quando lemos um livro, o ato de virar a página não a elimina do mesmo. Ninguém arranca as páginas lidas de um livro. Elas permanecem lá com a história contada, escrita, registrada.
Então por que na história da nossa vida o livro que escrevemos é diferente?
-
Não é possível esquecer o que se vive.
Eu, pelo menos, jamais consegui apagar da minha memória episódios da minha história. Mesmo os maus momentos continuam nela registrados.
O que faço é repaginar tudo, por isso posso dizer que o livro da minha vida não é feito em brochura é uma pasta fichário, pois vou escrevendo a história em folhas soltas e arquivando-a. E à medida que sinto necessidade ou por exigência da “sobrevivência”, reordeno as páginas por grau de importância, assim as histórias ruins, os momentos que não deveriam ter sido vividos, os fatos que não deveriam ter acontecidos, vão ficando no final, mas continuam lá e quando necessário, busco nelas auxilio para encontrar o meu norte e seguir em frente de maneira segura e confiante.
-
Nunca ouvi alguém dizer que “virou a página” quando se trata de experiências positivas. Essas páginas todos querem preservar e estão sempre voltando a elas para relembrar, reviver. Já os momentos negativos, querem arrancar, amassar, jogar fora, fazer de conta que nunca foram vividos, como se isso fosse possível!
-
Podemos aprender com os erros, e "virar a página" ou "apagar” os episódios ruins da nossa vida não ajuda em nada. Precisamos mantê-los arquivados, preservados e intactos pois podem contribuir para que não tomemos o caminho errado novamente.
-
Roses
-